segunda-feira, 14 de maio de 2012

'Boom' do rap brasileiro

Rimas, improviso, críticas ao abuso do poder, batalhas de MCs e raízes na periferia. É o rap brasileiro emergindo das cinzas. Emicida, Projota e Cone Crew Diretoria são nomes antes – quase – desconhecidos, e agora populares em toda a região sudeste e sul do país. O rap brasileiro, que andava só pelas bandas da periferia, desceu e invadiu o asfalto.

Estamos acostumados a ver na música, personalidades que antes agradavam um público restrito, e de repente, BOOM, passarem a ser amados por uma multidão e entrarem no Top 10 MTV. Chama os mulekes que o rap brasileiro chegou para invadir os sons da sua casa.

Emicida tietando Neymar durante a gravação do clipe "Zica vai lá"
Emicida é o mais popular rapper brasileiro da atualidade. E além de MC é também repórter e produtor musical. A sua fama venho a partir das batalhas de MCs que ele participava em São Paulo. Proveniente da periferia paulistana, ele teve que provar diversas vezes o talento que tem para ser respeitado no asfalto. A música “Triunfo” o colocou em evidência, abrindo brecha para o lançamento de seu primeiro mixtape “Pra quem já mordeu um cachorro por comida, até que eu cheguei longe...”, em 2009, vendendo pelo boca-a-boca cerca de três mil cópias, segundo dados da Revista Época. O videoclipe de mais sucesso atualmente é “Zica vai lá” com participações do atacante Neymar, da cantora Gaby Amarantos e do skatista Sandro Dias, o mineirinho.

Projota em gravação do DVD ao vivo "Realizando sonhos", em Curitiba
Projota, assim como o Emicida, para entrar no cenário do rap brasileiro teve que rimar e improvisar muito nas batalhas de MCs, como na do Santa Cruz e na Rinha dos MCs. O videoclipe “Acabou”, lançado no site Youtube em 2008, fez sucesso e abriu caminhos para que ele gravasse o seu primeiro álbum, intitulado “Carta aos meus”. O single que colocou Projota no Top10 da MTV foi o videoclipe ao vivo de “Desci a ladeira/Pode se envolver”, do seu último álbum “Não há lugar no mundo melhor que o nosso lugar”, de 2011.

Cone Crew Diretoria é o grupo de rap carioca reconhecido por retratar o cotidiano das classes baixas do Rio de Janeiro. Apadrinhados por nada mais, nada menos que Marcelo D2, o beatmaker Papatinho, e os MCs Cert, Rany Money, Batoré, Maomé e Ari estrearam com a música “Lá Pa Lapa”, mas se tornaram famosos com o hit “Chama os mulekes”, do álbum “Com os neurônios evoluindo”, lançado em 2011.

Se você ainda não conhece o trabalho de nenhum desses três fenômenos musicais, está na hora de conhecer. Joga pro lado o preconceito e ouve o que o povo tem a dizer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário